As Quatro Leis Espirituais



As Quatro Leis Espirituais são uma forma de compartilhar as boas novas da salvação através da fé em Jesus Cristo. Trata-se de uma forma simples de organizar a informação principal do Evangelho em quatro pontos.
1 - Deus ama-te e tem um plano maravilhoso para a tua vida
2 – Convicção do Pecado e a consequente separação de Deus
3 – A provisão de Deus: O restauro através de Jesus
4 – Aceitação de Jesus Cristo como Salvador pessoal

1 - Deus ama-te e tem um plano maravilhoso para a tua vida

É a primeira das quatro leis espirituais, João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”.
“Mas Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Bíblia, Romanos 5:8)
A razão pela qual Jesus veio: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Bíblia, João 10:10)
O que nos está a impedir de ter uma vida abundante? Leva-nos á segunda lei.


2 – Convicção do Pecado e a consequente separação de Deus

A segunda das Quatro Leis Espirituais é: “A humanidade está corrompida pelo pecado e portanto separada de Deus. Como resultado, não podemos conhecer o maravilhoso plano de Deus para as nossas vidas.”
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Bíblia, Romanos 3:23)
“Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros.” (Bíblia, Tito 3:3)
“Como está escrito: Não há justo, nem sequer um.” (Bíblia, Romanos 3:10)

É necessário reconhecer a nossa natureza pecadora. Como pode uma pessoa aceitar a cura se antes não admitir que está doente. Deus nos criou para termos comunhão com Ele. No entanto, fomos separados pelo pecado. Pois Deus é puro e santo.
SEPARAÇÃO DE DEUS DEVIDO A ESSE PECADO
“E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Bíblia, Mateus 25:46)
"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Bíblia, Romanos 6:23)
Qual é a solução?


3 – A provisão de Deus: O restauro através de Jesus

A terceira das Quatro Leis Espirituais é: “Jesus Cristo é a única provisão de Deus para o nosso pecado. Através de Jesus Cristo, podemos ter os nossos pecados perdoados e restaurar a relação correcta com Deus.”
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigénito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Bíblia, João 3:16)

O próprio Jesus declara que Ele é o único caminho para a salvação: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Bíblia, João 16:6)
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (Bíblia, 1 Coríntios 15:3-4) “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (Bíblia, 1 Tm 2.5-6)

“Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado pelos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Bíblia, Actos 4.12)

Estes são versículos que nos levam a ter a convicção de que Jesus Cristo é o nosso mediador o único caminho, Salvador das nossas vidas, e por consequência não há outro caminho, mediador, filosofia, religião ou sistema que leve o ser Humano ao verdadeiro Deus.

Muitas vezes ouvimos falar, Deus é um só, mas muitos que declaram isso, não se referem necessariamente ao Deus da Bíblia. Muitos pensam que servir a Deus pode ser de qualquer maneira, ou da maneira que cada um deseja. Um exemplo claro disso é que muitos crêem em um Deus Supremo, mas não aceitam Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Jesus era o único autorizado e adequado para nos salvar, por não haver pecado Nele, e o único aceitável para morrer por nós e nos purificar de nossos pecados. Ele foi o perfeito e o ultimo sacrifício necessário.Muitos crêem que poderão se reconciliarem com Deus após a morte. Outros crêem em reencarnação através da qual a nova vida pode ser vivida melhor que a primeira, o que dá hipótese de evoluir a um estado mais sofisticado espiritualmente, estas crenças não são bíblicas. Temos uma só vida e depois de morrermos, haverá o julgamento.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo…” (Hb 9.27)
Como podemos receber este maravilhoso dom da salvação?


4 – Aceitação de Jesus Cristo como Salvador pessoal

“Temos que depositar a nossa fé em Jesus Cristo como Salvador para que possamos receber o dom da salvação e conhecer o maravilhoso plano de Deus para as nossas vidas.” 
Jesus nos ensinou a verdade sobre Deus e viveu uma vida perfeita e sem pecado. “Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (Bíblia, 2 Coríntios 5:21) Jesus então morreu na cruz em nosso lugar, levando a punição que nós merecemos, ressuscitou de entre os mortos para provar a Sua vitória sobre o pecado, a morte e o inferno (Ver Colossenses 2:15; 1 Coríntios 15). E assim podemos ter os nossos pecados perdoados e a promessa de um lar eterno nos Céus. Tudo o que precisamos fazer é crer e receber. Acreditar que Ele morreu em nosso lugar ressuscitando de entre os mortos e receber a Salvação que é gratuita.
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Bíblia, Romanos 3:24)

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Bíblia, Efésios 2:8-9)
“Contudo, aos que a receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (Bíblia, João 1:12)
 “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Bíblia, Actos 16:31)
"Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Bíblia, Romanos 10:9)
Quem acreditar em Jesus Cristo como seu Salvador, que o diga a Deus. Não existem palavras “mágicas” que resultem em salvação. É apenas a fé na morte e ressurreição de Jesus que pode salvar. Somente as palavras não o farão, mas confiar em Cristo irá! Esta oração é simplesmente uma forma de expressar a fé Nele e agradecimento pela salvação:
“Deus, sei que pequei contra Ti e mereço punição, mas Jesus Cristo tomou a punição que eu mereço para que através da fé Nele eu possa ser perdoado. Com a Tua ajuda, eu volto contra os meus pecados e deposito a minha confiança em Ti para a salvação. Obrigado pela Tua maravilhosa graça e perdão – o dom da vida eterna! Ámen!”

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Bíblia, Apocalipse 3:20)

Jesus previu que, assim como a sua vinda havia dividido pessoas em dois grupos – os que criam e os que não criam – o mesmo ocorreria com a pregação do evangelho. A pregação do evangelho não produziria muitos grupos! Alguns creriam, seriam baptizados e salvos, outros não creriam e seriam condenados.
 “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, baptizavam-se homens e mulheres.” (Bíblia, Actos 8:12) “Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram baptizados.” (Bíblia, Actos18:8) “De sorte que foram baptizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Bíblia, Actos 2:41)



Sem comentários :

Enviar um comentário