A Grande Tribulação é mencionada na Bíblia, ás vezes com outras designações como o "Dia do Senhor", "Tempo de Angústia de Jacó", "Dia de Trevas", "Dia da Vingança de Nosso Deus'', "Aquele Dia'', ou "Grande Dia'', no que se refere ao Antigo Testamento e "Dia da Ira", "Tua Ira", "Ira Vindoura" e "Ira Futura" no que se refere ao Novo Testamento. A expressão "Grande Tribulação" aparece em Apocalipse 7:14 e "Grande Aflição" em Mateus 24:21.
Com o Arrebatamento da Igreja de Jesus e a saída do Espírito Santo (II Tess. 2:7,8) fica o caminho aberto para a actuação do Anticristo. Para além de ser um tempo mau com todas as espécies de catástrofes naturais, o Anticristo perseguirá todos os que ainda retiverem o nome de Cristo. Diz a Bíblia: "E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los" (Bíblia, Ap. 13:7) Não aos santos da Igreja, que nessa altura estarão nas Bodas do Cordeiro, mas aos santos da Grande Tribulação. Tempo terrível, o da Grande Tribulação. Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
No tempo de José houve 7 anos de fartura e 7 anos de fome. Nas Bodas do Cordeiro teremos 7 anos de fartura no Céu, em que nada faltará. Sim, se Jesus é o Anfitrião e o Noivo nada irá faltar para a sua Igreja, a Noiva de Cristo, que comerá por prazer, na presença do Noivo. Agora, os 7 anos de fome serão na Terra onde haverá catástrofes naturais e perseguições pelo Anticristo a quem não tenha o sinal na mão direita ou testa. Os não arrebatados, que precisam de comer para viver, estarão numa dificuldade muito grande em arranjar alimentos para a sua subsistência. A família de José foi recolhida por este no Egipto, para estar protegida, não passar fome, nem necessidades. Agora, a família de Senhor Jesus será arrebatada para junto d'Ele, onde nada faltará!
A designada Grande Tribulação não é grande no tempo, mas nas calamidades. O livro de Daniel diz que será um tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo (Dan. 12:1). O Senhor Jesus Cristo também Se referiu a esse tempo dizendo que nunca houvera outro igual no passado nem tão pouco haveria no futuro. Disse ainda que, se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria (Mat. 24:21,22).
Uma das referências á duração da Grande Tribulação encontra-se em Daniel 9: 24-27. Fala-se de semanas que representam anos.
Anticristo
O Anticristo, que se evidenciará logo após o Arrebatamento da Igreja, fará um acordo com muitos (que se presume serem judeus) por uma semana (7 anos) tentará dar a entender que é o Messias, o solucionador de todos os problemas mundiais. Ele surgira em cena e tentará proporcionar um determinado tipo de paz ao mundo. Porém, "quando disserem: Há paz e segurança, então, Ihes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto aquela que está grávida e de modo nenhum escaparão" (Bíblia, 1 Tess. 5:3)
O Anticristo demorará 3 anos e meio a preparar tudo para os tempos piores da Grande Tribulação que serão também de 3 anos e meio, a tal segunda metade da 70ª semana de Daniel. O exemplo de paz e prosperidade do Anticristo comparar-se-á, de certo modo, com aquilo que se passou no início do governo de Hitler, que acabou praticamente com o desemprego, desenvolvendo a indústria, principalmente a indústria de material bélico. Assim como o Jesus Cristo teve pré-figuras, a exemplo de Isaque, José do Egipto, Moisés, Boaz, Sansão, David, Job e outros, cujas vidas se assemelharam a vida terrena do Salvador, também o Anticristo teve já os seus percursores, um deles foi Hitler.
Anticristo (ou primeira besta) para além de entendido em adivinhação, “Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações.” (Bíblia, Daniel 8:23), também terá muitos olhos (Dan.7:8) e muitos ouvidos. Através de vigilância, escutas telefónicas e outros sistemas, ele poderá saber quase tudo sobre os cidadãos. Os computadores fornecerão as informações necessárias, juntamente com os demónios que também estarão ao seu serviço.
O Anticristo será um orador eloquente (Dan. 7:25; Ap.13:5,6) e proferirá blasfémias contra Deus e continuará vivo. Ao contrário do que costuma acontecer com pessoas muito importantes, que quando dizem muitas blasfémias desaparecem depressa, este tenebroso personagem continuará a viver e a desafiar os Céus! Até vencerá e matará as duas poderosas testemunhas do Senhor Jesus Cristo (Ap. 11:13-7). Mas, a Bíblia alerta para o facto, é que o nosso Deus não quer que ninguém seja apanhado desprevenido.
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” (Bíblia, II Tess. 2:3,4) Jesus foi Deus feito homem, o Anticristo será um homem feito deus! Tentará controlar tudo e todos, através de uma determinada numeração e codificação dos habitantes da Terra. Diz a Bíblia: "E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, Ihes seja posto um sinal na sua mão direita ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome de Besta, ou o número do seu nome" (Bíblia, Ap. 13:16-17)
As pessoas não poderão comprar alimentos nem vender o seu trabalho, se não deixarem colocar o número da Besta. A esmagadora maioria irá aceitar a marcação do número, argumentando que isso equivale ao progresso da tecnologia e que é muito melhor ter esse número do que dezenas de outros como número de contribuinte, número de B.I, numero de identificação bancária (NIB), ou de cartão de crédito e muitos outros. Provavelmente também dirão que é uma medida de segurança para combater a criminalidade e terrorismo. O número permanecerá escondido da curiosidade dos mortais. Somente as máquinas estarão capacitadas para o detectar, além de Deus, que tudo sabe e tudo vê. Evidentemente que o sinal e o número da Besta implicam num certo comprometimento com as forças do mal, nomeadamente com o Diabo e seus emissários.
Conforme a palavra indica, o Anticristo será um homem que estará contra Cristo. Naturalmente que muitos homens já estiveram contra Cristo, ao longo dos tempos, mas nenhum como este de que a Bíblia fala. O Anticristo, ou primeira Besta, será alguém com poder para executar prodígios e maravilhas; tanto ele como o seu Falso Profeta, Satanás, que tentou usurpar o lugar de Deus no Céu, aceitará (o anticristo) das mãos do Diabo aquilo que o Senhor Jesus Cristo rejeitou; governar o mundo em troca da adoração do Diabo. Ora, como o tentará usurpar o lugar do Príncipe da Vida, será o próprio Senhor Jesus que Se sentirá no direito de o destronar. E isso acontecerá no final da Grande Tribulação, mais propriamente na batalha do Armagedão!
O Anticristo declarará guerra ao Senhor que o derrotará. O fim da Segunda Grande Guerra marcou o fim de Hitler. Também o fim da Grande Tribulação marcará o fim do Anticristo que será lançado no lago de fogo e enxofre, juntamente com o Falso Profeta.
Estará o Anticristo as portas? Já terá nascido? Ninguém sabe mas as profecias bíblicas terão o seu cumprimento no tempo de Deus. E como seria de esperar, o Anticristo será derrotado pelo Senhor Jesus Cristo, preso e lançado vivo no lago de fogo e enxofre, juntamente com o Falso Profeta. Assim como Jesus Cristo foi o primeiro a entrar com o corpo glorioso no Céu, o Anticristo será o primeiro a entrar no Lago de Fogo e Enxofre com o corpo natural!
As duas Testemunhas
A Bíblia fala de duas testemunhas que anunciarão o Evangelho numa altura tremendamente difícil. O tempo é difícil mas também as testemunhas estarão revestidas de poder do alto! Não se sabe quem será, mas também não é fundamental sabe-lo. A certa altura Deus desguarnecerá as Suas poderosas testemunhas. Será por pouco tempo, mas o suficiente para o Anticristo as apanhar e matar. Claro que a história não termina aqui, Deus tem sempre a última palavra!
Parecerá que as coisas estarão do lado do Anticristo, do mal e do Diabo mas depois haverá uma reviravolta: Ao fim de três dias e meio as testemunhas ressuscitarão diante de todos! Todos verão o acontecimento, embora a grande maioria através dos meios de Comunicação, pois seria impossível que todo o mundo estivesse fisicamente em Jerusalém! A partir daqui começa-se a perceber que, afinal, o Anticristo (primeira Besta) não tem todo o poder.
O êxito divino no Arrebatamento não terá reportagem como, aliás, a ressurreição de Cristo não teve. Mas esta ressurreição e posterior arrebatamento serão cobertos pela Comunicação Social! Sabemos através do conhecimento bíblico que as coisas mais importantes são as invisíveis, pois são eternas, enquanto as visíveis são efémeras. O Arrebatamento, Tribunal de Cristo, Bodas do Cordeiro e muitos outros aspectos espirituais relacionados com os crentes salvos não serão observados a nível terreno. Por isso, muitos humanos pensarão que o êxito do Anticristo vai de vento em popa. Porém, naquela altura, as testemunhas ressuscitam! É nítido que o poder da Besta começa a enfraquecer e só terminará no abismo!