O Arrebatamento é a primeira fase do regresso de Cristo. Nesta primeira fase, é a Igreja de Cristo que vai ter com Ele nos céus. Naturalmente que Jesus virá ao encontro da Noiva, mas não á residência dela! Só depois, numa segunda fase, é que o Senhor virá com ela, a Igreja ou Noiva, à Terra, já depois das Bodas do Cordeiro nos céus e da Grande Tribulação na Terra! Uma das primeiras perguntas que poderemos fazer é a seguinte: Como será esse Arrebatamento? Resposta: Secreto e rápido! Diz a Bíblia: "Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma e deixada outra" (Bíblia Mat. 24:40,41)
Quando Jesus vier até as proximidades da Terra e chamar os Seus escolhidos, não serão escolhidos de ocasião. Nem predestinados antecipadamente nem aqueles que estiverem em melhor posição geográfica, mas em melhor posição espiritual. Não os que fazem menos falta no serviço secular, mas os que estiverem espiritualmente preparados.
O Arrebatamento não está confinado às profissões das Pessoas, nem a cor da Pele, nem as habilitações literárias, nem aos grandes conhecimentos bíblicos! Serão arrebatados os salvos, aqueles que aceitaram Jesus como único e suficiente Salvador, lavando as vestes no sangue do Cordeiro. Nessa altura haverá uma separação natural, entre aqueles que partem e os que ficam. Enquanto andamos neste mundo alguém poderá dizer que os crentes salvos por Jesus Cristo são incompreendidos, desprezados e perseguidos. Porém, os perdidos pecadores, também têm muitos problemas! E com a agravante de não terem um Super Amigo a quem recorrer. Todos têm dificuldades, mas com a ajuda do Senhor Jesus Cristo poderemos converter as dificuldades em oportunidades. O nosso lado é o lado do Senhor Jesus e decidimos, de uma vez por todas, que ficaremos com Ele para sempre. Por vezes poderá haver algum prejuízo por causa disso, mas nada para comparar com as bênçãos que nos estão destinadas e reservadas.
No Arrebatamento da Igreja, os crentes seguirão um caminho ascensional, maravilhoso, indescritível, os outros ficam para situações e tempos nada recomendáveis, Anticristo, Grande Tribulação, catástrofes naturais, batalha do Armagedão, Julgamento da Nações. Os arrebatados sairão deste planeta sem dar muito nas vistas, na altura de saída, não a sua ausência efectiva, pois essa será bem notado e (mal) explicada. Cada elemento da família dos arrebatados começará a indagar e a procurar, mas em lugar de encontrar os desaparecidos, encontrará outros a procura de mais desaparecidos.
Aparecerão explicações para este fenómeno. Se todos os acontecimentos têm explicações, satisfatórias ou não, verdadeiras ou não, por que não teria o Arrebatamento. Se no momento presente já existem versões acerca de naves de outras galáxias que virão buscar algumas pessoas para fazerem uma reciclagem noutros planetas, como é que depois não dirão coisas do género?
O Arrebatamento será rápido, "num abrir e fechar de olhos" (Bíblia I Cor. 15:52) conforme anteriormente se referiu. Nessa altura não haverá tempo para evangelizar os nossos familiares, nem para nos prepararmos melhor. Vamos conforme estamos, ou não vamos.
Não aconselhamos ninguém a deixar escapar as oportunidades neste tempo de facilidades. Se mesmo em aspectos físicos não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, muito mais no sentido espiritual onde as coisas são muito mais importantes e eternas.
Quando?
A segunda vinda de Cristo está mencionada mais de 300 vezes na Bíblia. Só no Novo Testamento são 240. O processo está todo encadeado, somente o dia do Arrebatamento, o qual despoletará todo o processo, é que não está marcado.
“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há-de vir” (Bíblia, Mat. 25:13) Disse Jesus: “Porém aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” (Bíblia, Mat. 24:36) Se alguém disser que sabe, não é verdade, pois ninguém sabe.
O Arrebatamento terá lugar num dia em que ninguém sabe (só Deus), será repentino e secreto. Os crentes salvos, que estiverem vivos fisicamente nessa altura, serão transformados e irão ao encontro do Senhor. E quanto aos mortos, que morreram no Senhor? Serão trazidos por Jesus, a fim de retomarem os seus corpos ressuscitados (1 Tess. 4:14). Depois haverá uma transformação para corpos gloriosos e iremos todos ao encontro do Senhor. Diz a Bíblia: "...nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem" (Bíblia, I Tess. 4:15)
Os vivos não irão primeiro do que os mortos. Primeiro ressuscitam os mortos, ficando iguais aos vivos (os salvos por Jesus). Depois, como todos os crentes da Igreja estão vivos, serão transformados e arrebatados, encontrando o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (Bíblia,I Tess. 4:17) Tudo isto muito rápido, conforme refere a Bíblia. Certamente que os salvos que morreram no Senhor já estão na Eternidade, e muito bem, na presença do Senhor. Todavia, estão apenas em espírito, sem corpo, o qual ficou na Terra.
Chamamento
A Bíblia refere que "o Senhor descerá do Céu, com alarido e com Voz de arcanjo e com trombeta de Deus..." (Bíblia, 1 Tess. 4:16) Todos ouvirão? Somente aqueles que estiverem na frequência certa, em comunhão com Deus e que ouçam a voz do Senhor! Aliás, O Senhor Jesus diz na Sua Palavra: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as e elas seguem-me”. Então, nessa altura, vamos como estamos, ou não vamos!
Há muitas pessoas com o ouvido agravado. Deus chamou por elas, Jesus fez o convite e elas não deram importância. O seu ouvido continuará agravado quando Jesus chamar os seus escolhidos. Os vivos perdidos não ouvirão coisa alguma nem estarão em posição de avançar, isto é, de obedecer a chamada. Igualmente, os mortos perdidos continuarão mortos, a espera da segunda ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. A primeira ressurreição é para aqueles que nasceram duas vezes e apenas morreram uma. Todavia, a primeira ressurreição tem três fases, a exemplo das colheitas: As primícias, a colheita geral e os rabiscos. As primícias representam a ressurreição de Jesus e dos santos (Bíblia: I Cor. 15:20, 23; Mat. 27:53; Col. 1:18) A colheita geral representa o Arrebatamento da Igreja, os rabiscos são os crentes da Grande Tribulação. Não devemos estar preocupados acerca da maneira como vamos ter conhecimento acerca do momento da partida. Vamos ser informados de um modo que não deixa dúvidas.
Corpos Glorificados
Deus preocupa-se connosco em todas as vertentes. Já estaríamos bem na presença de Deus, somente na componente espiritual, mas com um corpo as coisas terão outro significado; o regozijo será mais real, mais nítido, mais efectivo.
Mas...o gozo na presença de Deus será maior se tivermos um corpo? Certamente que sim! De outro modo Deus não iria ressuscitar-nos e transformar-nos. Desta segunda vez Jesus virá para nos salvar o corpo; da primeira foi para nos salvar o espírito, morrendo em nosso lugar. Agora vem resgatar o nosso corpo. O corpo actual é fraco, adoece e é um corpo de pecado. Será transformado noutro com melhores características para ir a presença de Deus, sem ser fulminado e aguentar o excesso de felicidade sem sofrer uma síncope ou ataque cardíaco. Um corpo semelhante ao do Nosso Senhor Jesus Cristo!
A tríplice semelhança entre nós e Deus poderá ser explicada do seguinte modo: Deus criou o homem a Sua imagem e conforme a Sua semelhança. Depois, Jesus encarnou á nossa semelhança. No Arrebatamento, os salvos terão um corpo glorioso a semelhança do Senhor Jesus Cristo! Glória a Deus. Quando aceitamos Jesus como Salvador somos renovados. Não mudamos de espírito, mas somos transformados para melhor, e isso equivale a um aproveitamento divino. De igual modo, quando Jesus vier arrebatar a Sua Igreja, "os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados" (Bíblia, I Cor. 15:52) porque "nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados" (Bíblia, I Cor. 15:51) Graças a Deus! O que nós precisamos é de ser transformados, melhorados e não substituídos.
É que essa transformação é no sentido de fortalecer, dar capacidade para resistir às doenças, eliminar as deficiências, rugas, manchas, defeitos e aguentar a presença de Deus sem ser fulminado. Auferir um excesso de felicidade no Céu sem ser acometido de uma síncope ou paragem cardíaca. Quando se é salvo pelo Senhor Jesus, o espírito é renovado, purificado, mas sem se perder a individualidade. De igual maneira, na altura do Arrebatamento o corpo será transformado, quer eu esteja vivo ou morto. A transformação é um melhoramento e não uma substituição. E assim, teremos corpos gloriosos, semelhantes ao do Senhor Jesus. Uma das primeiras coisas que faremos com o corpo glorioso é comer nas Bodas do Cordeiro, já depois de receber os galardões e coroas no Tribunal de Cristo. Comemos por satisfação, por prazer, na presença do amado Salvador e Senhor e não por necessidade.
Como?
Como explicar e entender, em termos fisico-materiais, o Arrebatamento da Igreja? Compará-lo com quê, se só irá acontecer uma vez? Houve arrebatamentos individuais (caso de Enoque e Elias) mas colectivo será a primeira e única vez!
E, quanto a nossa saída da Terra, ao nosso arranque daqui para fora? Será necessário um impulso de 3400 toneladas, como aquele que o foguetão Saturno proporcionava para o lançamento das naves do projecto "Apolo"?
Um laboratório de Física de Nova Iorque demonstrou que uma bola de aço de grandes dimensões pode elevar-se e suster-se no ar mediante ondas sonoras de alta-frequência, aliás, frequências não audíveis pelos ouvidos humanos.
Não sabemos como será feito, mas é evidente que não será uma tarefa difícil para Deus. Deus sabe! Deus pode! Para Ele nada há de realização impossível!
O Arrebatamento da Igreja será um acontecimento muito importante, que causará um impacto de enormes Proporções. A explicação do desaparecimento de milhões de pessoas em todo o mundo poderá ser feita em termos razoavelmente aceitáveis para muitos outros milhões de seres humanos. Porém, este desaparecimento colectivo não será facilmente esquecido e muitas pessoas lembrar-se-ão de que já os desaparecidos falavam disso anteriormente.
Alguém poderá dizer que é impossível fazer desaparecer tanta gente. Todavia, diria que é impossível esconder O desaparecimento de tanta gente, principalmente quando se verificar que havia algo em comum em todos eles.
Nessa altura possivelmente aparecerão muitas teorias e explicações para tentarem explicar o desaparecimento de milhões de pessoas. Todavia, muitos deles recordarão o que os próprios arrebatados haviam dito. Alguns procurarão Bíblias, sites, livros, revistas ou folhetos que falem do Arrebatamento.
A Terra não ficará da mesma forma, após a saída dos salvos, deixará de haver quem ore pelas autoridades instituídas, quem vele pela pureza de princípios, quem dê um bom testemunho... Obviamente os crentes da Igreja não são perfeitos, mas, com a saída deles a Terra ficará bastante pior! Eles recorrem ao Senhor para que as coisas se componham. Prega-se o Evangelho nas casas de oração, ensinam-se as crianças nas escolas dominicais, anuncia-se a Palavra de Deus na Rádio, TV e através de folhetos, livros e revistas. E depois?
Com a saída da igreja também o Espírito Santo sairá, pelo menos nos moldes em que Ele Se encontra na Terra, actualmente. Por isso, nada de bom se prevê para este pobre planeta durante os anos seguintes ao Arrebatamento e antes do Senhor Jesus estabelecer o Milénio!