1º Pré-tribulacionismo



A Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, o que não quer dizer que a Igreja não assistira aos sinais, de que Jesus falou. Sim, os sinais, já estamos a vê-los em pequena escala, que em nada se compara com a Grande Tribulação, pois como esta nunca houve no passado, nem haverá no futuro. Será pior do que a Inquisição, perseguição romana na Antiguidade ou perseguição nazi nos tempos modernos. 

Jesus Cristo disse que viria outra vez e levar-nos-ia para Ele “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Bíblia, João 14:3) Pois Deus não nos destinou para a ira “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (Bíblia, I Tess. 5:9) 

Muitas passagens bíblicas mostram que Deus sempre livra os Seus filhos, como é o caso da morte dos Primogénitos no Egipto, assim como as restantes pragas que não atingiram os israelitas. Já o profeta Daniel referindo-se á Grande Tribulação disse: "...e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Bíblia, Dan. 12:1) "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra" (Bíblia, Ap. 3:10)




Os Sinais 
Como não temos datas marcadas para o Arrebatamento, nem para as Bodas do Cordeiro, nem para o Milénio, devemos estar. Os sinais de que Jesus falou constituem a única informação quanto á brevidade dos acontecimentos. Temos que conhecer os sinais dos tempos, conforme o Mestre referiu quando interrogou os judeus do seguinte modo: “Hipócritas, sabeis diferenciar a face do Céu e não conheceis os sinais dos tempos?" (Bíblia, Mat. 16:3) O futuro preocupa o ser humano e enche-o de curiosidade. Os discípulos não fugiam a regra e além disso tinham a possibilidade de fazer as mais diversas perguntas ao Divino Mestre: "...Diz-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (Bíblia, Mat. 24:3) Jesus Cristo preveniu os discípulos para que ninguém os enganasse. 

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares.

Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” (Bíblia, Mat. 24:4-33) 

Não estaremos já a ver os primeiros sinais? Um dos primeiros sinais que Jesus referiu é que muitos viriam em nome d'Ele, citou as guerras (há vários anos que existe armamento suficiente para destruir várias vezes o globo), as fomes, terramotos e vários outros sinais, donde sobressai a pregação do Evangelho a todas as gentes, finalmente possível pelo uso de satélites, Internet, etc.


E as pestes aí estão, principalmente aquelas que são transmitidas por via sexual.
As doenças vão aparecendo e vão ficando. Enquanto os países subdesenvolvidos se vêem a braços com epidemias, fomes e guerras, os países desenvolvidos têm outros problemas, como a obesidade e poluição. A Ciência multiplica-se como a Bíblia refere, actualmente, as coisas acontecem rapidamente; a tecnologia surpreende-nos em cada dia e não há tempo para analisar os inconvenientes da utilização de cada evento. 

Também a promiscuidade, os escândalos, o despudor e a ausência de valores... é próprio do fim dos tempos! Muito embora quase tudo pareça normal e quase ninguém se escandalize com coisa alguma. Certamente que a Bíblia condena vários procedimentos errados como o adultério, libertinagem e promiscuidade sexual. As pessoas, na sua maioria, já fazem tudo o que a Bíblia considera errado, tendo alguns a coragem de dizer que ela está ultrapassada. Todavia, a Bíblia não está ultrapassada nem desactualizada. Em trinta anos, o homossexualismo passou de proibido a tolerado, admitido e promovido. Como alguém dizia só falta ser obrigatório! Mesas redondas de prostitutas, foras-da-lei, astrólogos, bruxos… São coisas normais na TV. 

O Ocultismo avança de uma maneira impressionante. As pessoas compreendem, toleram e admitem. "São maneiras de estar na vida"? como alguns argumentam. Mas Quem prega o Evangelho deverá dizer o que está errado, de acordo com a Palavra de Deus. Qualquer dia, é proibido pregar contra o pecado porque isso representa ser intolerante! E para os intolerantes... não há tolerância! Da mesma maneira que será considerado uma violência pregar contra a violência!
Poderíamos referir muitas outras situações. Estes são alguns sinais que nos dão uma ideia da iminente vinda do Senhor Jesus Cristo! Jesus vai voltar! É mais fácil a um vivo regressar do que um morto ressuscitar. Jesus já ressuscitou, está vivo e pode regressar a qualquer momento. 



A Lebre


A lebre é um animal que corre muito e por isso é representada como símbolo de velocidade. Usada nas corridas de galgos para fazer correr os cães ou noutras situações. Em certos torneios, onde se pretende bater recordes, os responsáveis colocam uma "lebre", ou seja, um atleta que imponha um certo andamento inicial, que vai a frente da corrida um certo tempo, aguenta com as dificuldades iniciais, prepara o caminho e depois abdica da sua posição.

Acreditamos que no campo geoestratégico alguma coisa do género venha a acontecer. A Bíblia fala de um super líder mundial situado na zona do Império Romano e a União Europeia já o pediu. O “Adversário " irá lançar também a sua “Lebre”que preparará o caminho do tenebroso Anticristo. As atenções estarão voltadas para a "Lebre", deixando o tenebroso personagem livre de olhares indiscretos para poder manobrar os cordelinhos, preparando assim o terreno para a sua ascensão. Aguentará tudo, inclusivamente chamar-lhe-ão Anticristo ou Besta. Depois, o assunto fica gasto e quando surgir o verdadeiro já não haverá moral para também lhe chamar semelhante nome! Quando se gasta tempo e palavras indevidamente com um determinado assunto, fica o caminho aberto para que alguém faça aquilo de que os outros já foram acusados.

Jesus Cristo, o verdadeiro Messias, teve muitos profetas que falaram d'Ele e várias
pré-figuras que, de certo modo, deram uma ideia acerca da Sua vida. Mas João Baptista foi aquele profeta que preparou o caminho do Senhor. Chegou-se a um ponto em que João disse: "Importa que Ele cresça e que eu diminua" e deixou o lugar, quando foi preso e decapitado por ordem de Herodes, o Tetrarca. Satanás está interessado em lançar o último precursor que puxará o pelotão a um ritmo demolidor até á recta final. Aí, a "Lebre" sairá rapidamente de cena deixando os observadores desiludidos e cépticos. Os comentadores que garantiam ser aquela personagem a Grande Besta convencer-se-ão, certamente, que as coisas ainda estarão muito atrasadas e que ela (Besta) não aparecerá tão cedo. E, então, a altura do "Solucionador" aparecer para remediar, solucionar, ajudar e de um modo subtil dominar tudo e todos. 0s comentadores que haviam jurado ser esse o Anticristo já não terão coragem de dizer o mesmo acerca de outro, para não correrem o risco de se enganarem duas vezes.

O aparecimento do Anticristo e o começo da Grande Tribulação já não constituem sinais, mas sim ocorrências definidas. É possível que os crentes da Igreja de Cristo venham a conhecer a "Lebre" antes de serem arrebatados ou até conhecerem o Anticristo antes de ele se revelar como tal.