Estudo Andrew Womack - Nós já TEMOS!

Andrew Womack - You’ve already got it part 1

Quem tem fome por mais de Deus? Quem quer ver Deus a mover-se e a fazer algo de novo? Enganei-vos:

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:14)

No entanto todas as pessoas dizem que querem mais de Deus, têm fome sede de Deus. A maioria dos cristão não compreende o que Deus JÁ FEZ. Avaliam o que Deus fez por aquilo que vêm e sentem. E se não vêm e sentem aquilo que querem, vão ter com Deus e dizem: “Deus move-te! Despeja o teu Espirito! Envia o reavivamento!”. E pedimos estas coisas como se Deus ainda não as tenha enviado. Tudo o que precisamos no mundo fisico, já foi feito. Não precisamos que Deus se mova, não precisamos de um novo toque. 
Se temos fome e sede, não é por que Deus fechou a fonte, é por que deixamos de beber da fonte. Achamos que se não sentimos algo, então Deus tem que se mover/fazer. Deus já fez a sua parte, se não sentimos algo, então temos que modificar o sentimento. Temos que nos firmar/acreditar no que diz a palavra e desvalorizar os sentimentos. Desespero, sem esperança,em crise - Não podem ser caracteristicas de um cristão depois de ser salvo. Deus já proveu tudo. 
Se uma pessoa chegasse ao pé de mim e me dissesse “eu estou desesperado por falta de ar”, eu não iria orar por ele, eu diria-lhe “RESPIRA!”. É como alguem que está em frente uma uma mesa de banquete enorme e está a morrer à fome. Pára de te queixar e come! 

Quando pedimos a Deus: “Dá-me paz, alegria” “Despeja o teu Espirito”, é uma abordagem incorreta, estamos a insinuar que foi Deus que fechou a fonte e que nos levou a secar. Deus despejou o seu espirito no dia de pentecostes há 2000 anos e nunca mais o retirou. (nota: o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento) Eu não sou contra o Reavivamento, mas sou contra a forma como está a ser ensinado. Deus já fez a sua parte, o seu espirito está no interior de cada um de nós (salvos), se queremos o reavivamento, teremos que pegar na palavra de Deus, renovar a mente, dar um passo de fé, colocar as mãos nos doentes e vê-los recuperar. 

Oramos: “Pedimos-te ò Deus que venhas e estejas entre nós”, é uma oração estupida. Está escrito: “Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo nem fiqueis aterrorizados diante delas, porque Yahweh, vosso Deus, é quem vai convosco! O Eterno nunca vos deixará, jamais vos abandonará!”” Deuteronômio 31:6 

E porque fazemos isto? Por que ninguém está caido no chão, ainda não sentimos arrepios, não O vemos nem O sentimos, então é prova de que Deus não está no meio de nós, mas a palavra diz: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". (Mateus 18:20)

Não precisamos que Deus nos cure. Ele já nos curou, Ele colocou em cada um dos salvos o mesmo poder que ressuscitou Jesus. “Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.” (Mateus 10:1).
  “Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.” (Mateus 10:8)

NÓS temos que resistir ao diabo. “Respondeu Jesus: Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: Levante-se e atire-se no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11:23). 
No entanto a maioria dos cristão não fala para o seu problema, não dizem: “Cancro estás morto!” “Cancro sai do meu corpo” “Doença sai do meu corpo”, antes pedem a Deus: “Deus cura-me” “Deus estou a esperar em Ti” “Deus estica as tuas mãos para mim”

“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,” (Efésios 1:18-20)

Deus colocou água viva dentro de nós, mas por que não a sentimos, em vez de ligarmos esse poder, achamos que não o temos. A palavra de Deus é mais verdadeira do que os nossos sentimentos.

Deus já fez a sua parte. O Espirito Santo foi enviado. As pessoas oram “Vem Espirito Santo, vem”. David orou: “Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.”(salmos 51), era legítimo a David orar desta forma pois ele não era salvo. Mas no Novo Testamento, Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre”. o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. (João 14:17)

Eu não sou contra sentimentos, eu tenho sentimentos. Não nego os sentimentos. Mas se aquilo que eu sinto e vejo não correspondem ao que diz a palavra, então esqueço os meus sentimentos. Há alturas em que não compreendo porque sinto como me sinto. E, sinceramente, não me importo. Dos maiores milagres que eu assisti na minha vida foi em alturas em que não senti nada.
Aprendi o suficiente para manter a minha boca fechada e não agir pela forma como me sinto, não dar poder aos sentimentos falando coisas. Ás vezes não conseguimos evitar um pensamento mas podemos não lhe dar poder. “Não conseguimos evitar que um pássaro nos passe por cima da cabeça, mas conseguimos impedir que nos pouse na cabeça e crie um ninho”.
Deus consegue fazer coisas na nossa vida independentemente dos nossos sentimentos.
Ás vezes não consigamos impedir um pensamento de dúvida e incredulidade, mas conseguimos evitar que ele nos domine se pararmos de o dizer (com a boca).

Se precisas de encorajamento, alegria, paz, já está no teu interior. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22)
Nunca perdemos a alegria ela está dentro de nós 24h/7d, o que acontece é que começamos a caminhar na carne, começamos a focar naquilo que vemos, sentimos. A nossa mente está focada em coisas externas. É como aquele autocolante que diz: “Se não estás deprimido é por que não estás a prestar atenção!”
Mas se olharmos no mundo espiritual, na palavra de Deus, se aprendermos o que somos em Cristo, então não há razão nenhuma para estarmos deprimidos.
Até a morte não é razão para estarmos deprimidos. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”.(Filipenses 1:21). Acreditamos que morremos e vamos para o Céu e quando o médico diz que vamos morrer, choramos.
Se fossemos espirituaís, mesmo enfrentado a morte poderiamos regozijar e dizer: “Eu sei que é vontade de Deus que eu tenha saúde! Ele colocou poder dentro de mim, estou a resisitir ao Diabo e ele está a fugir de mim. Mas se por alguma razão eu não recebi o que Ele já fez, eu morrerei e estarei com o Senhor e ainda posso regozijar”

O livro de Efésios é diferente radicalmente da forma como os cristãos fazem as coisas hoje em dia. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1:3)

“May blessing (praise, laudation, and eulogy) be to the God and Father of our Lord Jesus Christ (the Messiah) Who has blessed us in Christ with every spiritual (given by the Holy Spirit) blessing in the heavenly realm! (biblía amplificada)”

Os “lugares celestiais” é dentro de nós, o Céu moveu-se para o interior de nós. O Espirito Santo veio através de Cristo e nunca mais nos abandonou. Jesus está dentro de todo o salvo. No velho testamento era apropriado pedir “porção dobrada” do Espirito, mas todo o salvo que recebeu o batismo do ES tem a totalidade no seu interior. Não podemos ter o dobro das bençãos, não podemos ter o dobro da fé. Podemos começar a usar o dobro da fé, 100 vezes mais até. Podemos aumentar o que utilizamos/operamos em, mas não podemos pedir mais a Deus, Ele já deu a totalidade. “Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus. Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade…. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne; vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos pecados; e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz.” (Colossenses 2:9)

Porque pedem que Deus vos abençoe quando a Biblia diz que já fomos abençoados e curados. “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” (Isaias 53)

Em vez de falarmos para a montanha, pedimos a Deus para fazer aquilo que ele disse para nós fazermos.
Muitas pessoas não gostam de ouvir isto, pois coloca muita responsabilidade nelas, elas preferem “Esperar em Deus”, “Não sei por que Deus não respondeu à minha oração.”
Deus antecipou todas as nossas necessidade, ele já respondeu e deu a resposta, ainda antes de ficarmos doentes, ele já nos curou. Colocou poder de levantar mortos no nosso interior. Se a cura não veio, não é por que Deus não curou, é por não acreditarem que esse poder está no interior, não aprendemos a libertá-lo. Não digo isto para condenar, mas para vos responsabilizar. As pessoas não gostam disto por que retira desculpas e responsabiliza-nos. Elas preferem: “Já orei, agora seja feita a Vontade de Deus”

A maioria dos intercessores acham que se não houvesse intercessores, então Deus não faria nada. Deus não se importa com as pessoas doentes, e somos nós que fazemos Deus mover-se.
Moisés disse a Deus:”Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.” (Exodo 32:12). No AT Deus estava irado, pois Jesus ainda não tinha vindo para satisfazer a ira de Deus. Hoje em dia é inapropriado para nós orarmos dessa forma.
Só temos que acreditar falar para a montanha e libertar o que está dentro de nós.

Temos que nos encorajar, falando em linguas. Quando falamos em linguas, o Espirito é a parte que ora, a parte de nós que tem paz, alegria. Falar em linguas é como ligar um interruptor, ligamos um dinamo no nosso interior. “Vós, porém, amados, edificai-vos na santíssima fé que tendes, orando no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando confiantemente a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Judas 1:20)

Não há razão nenhuma para estamos deprimidos, doentes, pobres, a unica justificação é ignorância. E até essa justificação perderam hoje. “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” (João 4:4).
Não precisamos de pedir mais a Deus, não precisamos de 10000 pessoas a orar por nós, só precisamos de acreditar em Deus. E a maioria das pessoas fazem isto por ignorância, não lhes foi ensinado o que têm em Cristo.
Não estou a condenar quem está doente, deprimido, etc. Tenho compaixão por eles, mas às vezes a maior compaixão é dizer-lhes: “Acorda! Endireita-te! Não deixes o diabo fazer o que quer” “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!” (Tiago 4:7)

Se o diabo não fugiu é por que vocês não resistiram.


Há pessoas que não querem criar esperanças para não serem desiludidas. “E se eu orar por algo e não acontece!?”. Ao invés de correr o risco de desilusão, levam uma vida de mediocridade. Eu prefiro correr o risco de ficar desapontado. Há pessoas que passam a vida a apontar para nada e a acertar todas as vezes. Eu prefiro apontar para as estrelas e se falhar acertar na lua.

Deus quer que tenhamos uma vida vitoriósa e já nos deu tudo o que precisamos. O que falha é a nossa crença/confiança sobre aquilo que Deus disse que já fez.


“Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, …” (Titus 2:11)
Se apenas graça nos salvasse, toda a gente se salvava, pois a graça de Deus veio para todos. Graça = favor não merecido / independente de desempenho. Todas as pessoas recebem a mesma Graça, sejam elas boas ou más pessoas. Se é um favor não merecido não tem nada a ver com a nossa bondade.
Mas nem toda a gente se salva, pois não é suficiente a Graça de Deus, as pessoas têm que responder favoravelmente a essa Graça. Fé é a nossa resposta à Graça de Deus. Temos que responder em Fé.


Sem comentários :

Enviar um comentário